Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    - Procurador-geral da República defende fiscalização rigorosa nas eleições

    Procurador-geral da República defende fiscalização rigorosa nas eleições

    BRASÍLIA - O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, defendeu nesta terça-feira rigor na fiscalização nesse período pré-campanha e durante a campanha eleitoral. Gurgel acredita que essa diretriz "permanecerá firme" independente do partido do candidato. Ele considera que o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sido multado duas vezes pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exige maior cuidado. Para Gurgel, um fato isolado tem um tratamento, mas a repetição de fatos leva a um exame diferenciado por parte dos ministros.

    - O exame passa a ser diferenciado porque a gravidade de uma conduta cresce na medida em que ela se repete - disse Gurgel, acrescentando:

    - O que nós temos que fazer, MP (Ministério Público) e TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é garantir o equilíbrio do pleito, para que uns não se beneficiem em razão de determinados aspectos e outros em razão de outros aspectos. É preciso que os candidatos tenham paridade de armas, e isso o MP terá atuação firme, como tenho certeza de que terá o tribunal.

    O procurador acredita também que haverá muita punição nas eleições de 2010:

    - Imagino que sim, mas sempre a partir de um clima de bom senso. Não podemos transformar a Justiça Eleitoral num instrumento que impeça, na verdade, o próprio exercício da atividade política pelos candidatos - afirmou Gurgel.

    Em entrevista à Rádio Tupi, o presidente Lula condenou, nesta terça-feira, no Rio, o uso da máquina pública durante o processo eleitoral.

    - É preciso que a gente seja definitivamente republicano nesse país. Que a gente passe para a sociedade a ideia de que é possível você ajudar um candidato, participar de um processo eleitoral, sem utilizar a máquina, como sempre se utilizou nesse país, para beneficiar um ou outro candidato. É possível. Aliás, é um teste, um teste importante para a democracia - destacou.

    Fonte: O GLOBO

    • Publicações687
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procurador-geral-da-republica-defende-fiscalizacao-rigorosa-nas-eleicoes/2400367

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)